/*School.pedia: Introdução ao Livro Capitães da Areia */

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Introdução ao Livro Capitães da Areia




A culpa é da vida”

Os Capitães da Areia, romance escrito por Jorge Amado, mostra a  necessidade da presença paterna e materna  no crescimento saudáve de jovens em formaçãol, apesar de excluir  tal presença completamente . A história é bem detalhada pelo autor que faz de uma gama enorme de  personagens que possuem personalidades bem delineadas que como ele coloca, são meramente produtos da sociaedade da época. Os cenários são mutio ricos assim como cada episódio que irá compor o transcorrer da vida de cada um dos meninos que aprederam a ser homens antes do tempo, desde da areia das docas aos luares que são observados do trapiche Amado carrega as cenas procurando tornar real os acontecidos, tanto que em seu começo são alocadas cartas que explicitam roubos e furtos de um certo grupo denominado Capitães da Areia. As cartas são do povo a imprensa local, aflito quanto ao perigo dos possíveis meliantes e das autoridades ou ainda da casa de acolhimento aos jovens meliantes, que como colocado os maltrata. A dor. Os garotos que fazem parte dos Capitães da Areia são muitas vezes humanizados durante as diversas linhas do livro, lenvam ao se deitar a dor de seu sonhos, medos e a incessante procura por conforto. Que como coloca um dos personagens era em pequenos prazeres como livros  ou no ato de pertubar a paz de outrém.
“O Sem-Pernas recuou e a sua angústia cresceu. Todos procuravam um carinho, qualquer coisa fora daquela vida: o Professor naqueles livros que lia a noite toda, o Gato na cama de uma mulher da vida que lhe dava dinheiro, Pirulito na oração que o transfigurava, Barandão e Almiro no amor na areia do cais. O Sem-Pernas sentia que uma angústia o tomava e que era impassível dormir. Se dormisse viriam os maus sonhos da cadeia. Queria que aparecesse alguém a quem ele pudesse torturar com dichotes. [...]”
Indo do estupro ao homossexualismo e ao candomblé, o livro é diverso procurando acima de tudo ser real, vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
TheSchoolPediaBlog de http://schoolpedia.blogspot.com é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada