/*School.pedia: setembro 2012*/

domingo, 23 de setembro de 2012

Porquê o som não se propaga no vácuo ?




Propagação do Som
Imagem disponível em Wikimedia Commons - http://goo.gl/3X5ep


O som não se propaga no vácuo  porque não há um meio físico para que ele se propague. O som por definição é um onda mecânica que viaja através de um meio físico, seja ele liquido, gasoso ou sólido. O vácuo, ou ainda o espaço não possuem um meio sólido homogêneo para que as ondas de compressão mecânica se propaguem, dado isso não se pode ouvir sons no espaço já que as estruturas de seu ouvido e o próprio mecanismo de propagação do som não funcionam em um meio que não haja matéria física.O que é um fato irônico em filmes de ficção ciêntifica, onde explosões estelares e naves espaciais fazem tremendos barulhos em batalha, o que na verdade não acontece, uma vez que  ninguém pode  ouvir você gritar no espaço." (Parafraseando,  Alien - O oitavo passageiro, o filme).





quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Introdução ao Livro Capitães da Areia




A culpa é da vida”

Os Capitães da Areia, romance escrito por Jorge Amado, mostra a  necessidade da presença paterna e materna  no crescimento saudáve de jovens em formaçãol, apesar de excluir  tal presença completamente . A história é bem detalhada pelo autor que faz de uma gama enorme de  personagens que possuem personalidades bem delineadas que como ele coloca, são meramente produtos da sociaedade da época. Os cenários são mutio ricos assim como cada episódio que irá compor o transcorrer da vida de cada um dos meninos que aprederam a ser homens antes do tempo, desde da areia das docas aos luares que são observados do trapiche Amado carrega as cenas procurando tornar real os acontecidos, tanto que em seu começo são alocadas cartas que explicitam roubos e furtos de um certo grupo denominado Capitães da Areia. As cartas são do povo a imprensa local, aflito quanto ao perigo dos possíveis meliantes e das autoridades ou ainda da casa de acolhimento aos jovens meliantes, que como colocado os maltrata. A dor. Os garotos que fazem parte dos Capitães da Areia são muitas vezes humanizados durante as diversas linhas do livro, lenvam ao se deitar a dor de seu sonhos, medos e a incessante procura por conforto. Que como coloca um dos personagens era em pequenos prazeres como livros  ou no ato de pertubar a paz de outrém.
“O Sem-Pernas recuou e a sua angústia cresceu. Todos procuravam um carinho, qualquer coisa fora daquela vida: o Professor naqueles livros que lia a noite toda, o Gato na cama de uma mulher da vida que lhe dava dinheiro, Pirulito na oração que o transfigurava, Barandão e Almiro no amor na areia do cais. O Sem-Pernas sentia que uma angústia o tomava e que era impassível dormir. Se dormisse viriam os maus sonhos da cadeia. Queria que aparecesse alguém a quem ele pudesse torturar com dichotes. [...]”
Indo do estupro ao homossexualismo e ao candomblé, o livro é diverso procurando acima de tudo ser real, vivo.

Quem foi Oscar Niemeyer ?


Oscar Niemeyer
Imagem Wikimedia Commons - http://goo.gl/1R8eG

Oscar Ribeiro de Almeida de
Niemeyer, foi um arquiteto revolucionário, sendo o marco histórico que delineou a a arquitetura moderna no Brasil, modificando os padrões da época por ousadas novas formas de expressão arquitetônica.

Antes do arquiteto, as construções eram basicamente lineares respeitando as formas retas e simples, pertubado com essa realidade comum, Neimeyer inovou o concreto armado criando construções com curvas e linhas ousadas.

“Se a reta é o caminho curto entre dois pontos, é a curva que faz o concreto buscar o infinito.”
- Oscar Niemeyer

A frase acima exemplifica a ideologia a que constitui todas as obras de Niemeyer, que junto ao famoso arquiteto francês Le Cobusier desenvolveu e aprimorou as criações do concreto armado, que uniam a firmerza do concreto com a flexibilidade das armações de ferro. Oscar teve seu ápice profissional em um mundo sob os efeitos da guerra fria onde a potência capitalista estadunidense inspirava o governo federal brasileiro a expandir as posseções econômicas brasileiras. Jucelino Kubtcheck, com seu plano econômico “50 anos em 5”  teve o arquiteto Oscar Niemeyer como arquiteto pessoal, o projeto piloto, a capital do país vem ser projetada pelo arquiteto assim como inumeros prédios públicos importante nos país, como o prédio do MES por exemplo.
Oscar Niemeyer se encontra entre os maiores nomes da arquitetura mundial, um brasileiro humilde e genial.


Referências.:

Portifólio Oscar Niemeyer - www.oscarniemeyer.org
Brasil Linha do Tempo - http://goo.gl/H2P2d

Introdução a Crise Européia


A crise Européia teve seu início a partir da  chamada “explosão da bolha imobiliária”, um evento que consistiu  na quebra do mercado imobiliário estadunidense e de um efeito dominó que não só abalou sua economia em 2008 assim como a economia de países Europeus tais como a Grécia. A União européia consiste de um agrupado de 27 países que por acordos políticos e  comerciais  mantém entre sí livre comércio, interdependência e mesma moeda, é nesse momento que há o problema principal, como essas países - verdadeiras potências mundiais - estão interligados de maneira tão profunda, basta a quebra de uma economia para que todos os demais entrem em recessão, e foi basicamente isso que aconteceu. A Grécia, uma das menores economias do grupo foi fortemente abalada pela crise estadunidense levando consigo os demais integrantes da União Européia. Para corrigir a problemática os países afetados se vêem forçados a reduzir custos publicos para obter mais lucros em seus cofres ou ainda, fazem empréstimos ao Fundo Monetário Internacional (FMI) o que agrava ainda mais suas condições financeiras. A crise, cria sicatrizes profundas na sociedade, uma vez que força mudanças culturais e sociais em basicamente todo o planeta, o nível de desemprego aumenta, a credibilidade de empresas e governos decai e a qualidade de vida das pessoas sofre drasticamente.

É importante notar que a crise em sí é o resultado da soma de diversos fatores, tais como medidas política, hipercrescimento econômico atrelado a juros e inflação entre outros condicionantes que fazem parte de uma cadeia onde cada pilar em sequência derruba o outro caso nenhuma medida seja tomada.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Exercício Explicado - Área dos Círculos


Um filtro para cromoterapia – tratamento que emprega cores para promover o equilíbrio do ser humano – tem formato circular. Para fazer um filtro com duas ou mais cores, é necessário que a área ocupada
pelas cores seja igual. Ao realizar uma pesquisa para encontrar a melhor solução para o problema, verificouse que, independentemente das dimensões do círculo, a razão entre o raio da coroa circular e o do círculomenor de modo que as áreas sejam iguais, é:

A resolução do exercício segue na apresentação abaixo, caso não consiga visualizar acesse o arquivo neste link Exercício Explicado 01

A ideologia de Hitler


Um resumo sobre a ideologia de Hitler.


Hitler  
Fonte da Imagem Wikimedia Commons
http://goo.gl/KukTJ


A Grande Segunda Guerra Mundial foi fortemente marcada pelos ideias do homem superior e pela purificação da raça alemã. Adolf Hitler com o ideal de instituição e reunificação alemã espelhados na civilização greco-romana, que em sua concepção seria a apoteose da organização social sendo concebida como o que ele chamou de “III Reich”  ou reino, postulou a reconstrução da raça ariana exterminando aqueles que não se encaixassem aos moldes do homem perfeito quanto as capacidades físicas e mentais.
Como concepções da ideologia de Hitler, cabiam além da construção da raça perfeita e da dominação mundial pelo povo alemão o investimento nas belas artes e na ciência assim como a medicina. Hitler, desde jovem sempre adorou a pintura, costumava a pintar paisagens bucólicas ou ainda as cenas das cidades alemãs, chegando a criar vários quadros de Linz sua cidade natal, entretanto quando aspirou entrar para a academia de artes seus trabalhos foram rejeitados, por serem de cunho realista-renascentista o que diferia completamente das vanguardas eminentes da época. Como coloca o filme, Hitler tinha sonhos astronômicos, projetos arquitetônicos megalomaníacos, replanejou Linz como uma cidade monumental, por si mesmo, enquanto adorador da arquitetura esboçava prédios, museus e teatros que eram revisados e assinados por seu arquiteto pessoal Albert Speer, como exemplo Berlim, que seria totalmente remodelada e tornaria Paris uma “sombra” da capital alemã.
O povo judeu foi alvo das teorias do Darwinismo social, Hitler interpretou a história como uma constante luta onde as melhores raças, melhor providas sobreviveriam, vendo o povo judeu como inferiores de tal forma a ter de serem eliminados.  
Durante os processos de ocupação de países da Europa e da construção do plano Nationalsozialistische, Hitler adquiriu centenas de obras artísticas e instituiu um sistema de propaganda que usava de imagens modificadas de tal forma a denegrir os ideias do povo judeu e doutros considerados incompatíveis com o ideal de perfeição desmerecendo sua imagem, já que para os nazistas judeus eram como ratos, transmitiam doenças (deixavam doente a alma alemã) se multiplicavam rapidamente e não traziam nada de bom.
O pensamento nazista, defendia o banimento e esterilização de doentes ou povos tidos como raça impura. Apoiando-se em teorias que levavam o perfil do homem perfeito em seus apíces médicos e físicos, promovia tal política racial, a qual pretendia uma higiene racial, um embelezamento e limpeza das cidades, que consequentemente promoveria uma saúde "efetiva", e por fim um embelezamento e dominância do mundo. Um pensamento atualmente considerado primitivo.



Referências.:
Documentário Arquitetura da Destruição. Direção: Peter Cohen. Produção: Versátil Home Vídeo. Alemanha: Universal, 1992, 1 DVD

O que é um circuito em série ?


"O que é um circuito em série ?"


Um circuito é um percurso a ser percorrido por algum arquetipo dinâmico, assim um circuito elétrico é um caminho ao qual a corrente elétrica irá transitar. Existem diversas possibilidades para a construção de circuitos elétricos, uma delas é a do tipo “Associação em série”, que consiste em conectar componentes eletrônicos em um único percurso de modo que ocorra apenas uma corrente elétrica sem que esta se subdivida em mais caminhos. É sobre este tipo de circuito que este pequeno verbete versa. A aplicação pratica da teoria básica de associação em série.
Materiais Utilizados


  • Bateria 9V
  • Motor Elétrico DC
  • Chave Simples
  • Fios


Circuito

Como supracitado, o circuito aqui descrito é de natureza simples, sendo a associação em série um dos mais simples tipos de associação de componentes elétricos. Abaixo, através da ferramenta de simulação ‘ISIS’ há a exemplificação do circuito.

O motor utilizado está atrelado a um conjunto de pás desempenhando a função de ventilador, sua potência equivale a 3.6 W, uma vez que trabalha sob a tensão de 12V sob uma corrente máxima de 0.3A, entretanto, em sua alimentação é fornecida 9V o que faz a ventoinha trabalhar sob uma potência de 2.7. Obedecendo as leis de Ohm, onde Potência é diretamente proporcional a intensidade da corrente e a tensão (P=U*I).
Não há propriamente a associação de resistores nesse, verbete entretanto a aplicação e definição do conceito de circuitos em série. Um resistor deve ser adicionado se a tensão da fonte for aumentada de forma a ultrapassar a tensão máxima suportada pelo motor.
Segue abaixo um vídeo com, a aplicação prática do circuito apresentado:








sábado, 15 de setembro de 2012

O que é a memória RAM ?


Módulo de Memória RAM
Disponível em Wikimedia Commons - http://goo.gl/yXhb4


Introdução

A memória RAM, (Random Access Memory  do inglês Memória de Acesso Randômico) é um recurso dos computadores, utilizado para o armazenamento rápido de dados que estejam sendo manuseados pelos programas e ou pelo sistema operacional temporariamente.
Essa memória, é do tipo volátil, isto é seus dados são inteiramente apagados quando se é cessada a energia, ela serve unicamente para facilitar o trabalho do processador do computador ao processar grandes quantidades de dados, o que caracteriza este tipo de memória como memória de alta velocidade, pois está precisa ser construída de forma a suprir o grande trafego de informação ao qual demanda o processador. Sua construção básica se da a partir dos denominados 'waffers' de silício, uma material semicondutor largamente utilizado na produção de componentes eletrônicos.
Sob a analogia de uma mesa de trabalho pode-se entender melhor a atuação da memória RAM nos computadores pessoais. Entenda -a como uma mesa onde são dispostas os arquivos e pastas que você necessita para trabalhar, sendo a mesa maior, mais arquivos podem ser colocados sob a mesma  e inversamente, sendo a mesa menor, menos arquivos podem ser colocados sob a mesa. Assim em teoria quão maior a memória RAM mais programas podem ser utilizados simultaneamente sem que o sistema operacional enfrente lentidão - outros fatores como a capacidade de processamento dos processadores podem interferir no desempenho do computador.
Por ser um item indispensável ao funcionamento dos sistemas digitalmente processados, a memória RAM ou ainda a memória de armazenamento temporário está presente desde celulares, computadores pessoais, computadores de bordo e até aparelhos televisivos.

Tecnologia de Armazenamento de Memória

Basicamente existem dois tipos de tecnologia de armazenamento para memórias tipo RAM, sendo estes a memória DRAM e SRAM. Existem muitos outros tipos de tecnologias entretanto esta se baseiam nestas duas citadas. Todas se exceção, se constroem sob o princípio de armazenamento dos bits de informação em células que podem ser definidas como unidades responsáveis por manter o estado lógico dos bits direcionados a elas. A forma como essas células são constituídas varia de tecnologia para tecnologia.

Memórias do tipo DRAM

Também chamadas de memórias dinâmicas devido o acrônimo DRAM para o termo em inglês dynamic random acess memory, são caracterizadas por possuir células de armazenamento constituídas a partir de um transistor e um capacitor. Tais componentes são direcionados a manter a saída logica armazenada na célula, este funcionando como um elemento chaveador e aquele como uma bateria que mantém o estado lógico enquanto possuir carga elétrica. Uma vez cessada a carga do capacitor o bit armazenado no transistor é perdido. Pata manter o bit se faz necessário usar de uma técnica denominada refresh que consiste em carregar o capacitor antes que sua carga se esgote, tal técnica torna os processos de leitura e gravação mais lentos neste tipo de memória.

Representação  dos componentes
de uma memória tipo DRAM

Memórias tipo SRAM

Memórias SRAM ou memórias estáticas, diferentemente das memórias tipo DRAM, não possuem a necessidade de refresh  pois a construção de sua células difere de sua antecessora. Nessa tecnologia as células são compostas por flip-flops, que devido ao seu princípio de funcionamento não precisa de uma componente dedicado a manter a condição lógica uma vez que o fazer, é intrínseco ao componente. Memórias baseadas em flip-flops ocupam área muito maior daqueles que utilizam apenas um transistor e um capacitor, uma vez que um flip-flop é constituído de duas portas lógicas tipo NOR e estas por sua vez são constituídas de transistores nota-se a quantidade maior de espaço requerida por uma célula desse tipo.


Representação de um flip-flop



The Schoolpedia
2013


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O que é Política ?


Imagem Wikimedia Commons
http://goo.gl/QEPnU


A politica pode ser definida como a Arte de regular a vida na Pólis. A referida teve sua origem mais delineada na Grécia o mesmo berço da palavra "Pólis"  que significa cidade Estado. O sistema político grego consistia de cidades independentes (Esparta, Atenas por exemplo) que possuíam suas próprias leis.
A politica em sí passa a ser fundamentalmente a articulação do convencimento pela força e ou pela retórica, isto é, a partir do momento em que se ocorre a organização social humana se é colocado por imposição, ou escolha de um dado grupo de individuos um senso de organização. Esse senso pode partir de apenas um individuo (Autocracia) ou de todos os indivíduos que componham o grupo (Democracia), dessa forma a política é arte de reger.
Alguns autores defendem a Política como o lugar do poder, uma vez que esta tende levar o individuo(s)  a alguma forma de poder. Bertrand Russell um filosofo inglês, define o poder como os meio e formas que levam aos resultados desejados, seguindo essa linha de raciocínio e tendo a política como um agente modificador da sociedade, conclui-se que a política é a arte de reger.  



Bibliografia.:
Politica - Aristóteles - Disponível em Domínio Publico <http://goo.gl/XlN2I> Acessado em: 22/08/2012
Política - Brasil Escola - Disponível em: <http://goo.gl/IBD7g> Acessado em: 05/09/2012
Palavras Chave.: Filosofia, Política, Aristóteles

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Licença Creative Commons
TheSchoolPediaBlog de http://schoolpedia.blogspot.com é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada