/*School.pedia: O que é ensaio por Ultra-Som ?*/

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O que é ensaio por Ultra-Som ?


Ultra-som

Imagem disponível em WikimediaCommons - http://goo.gl/4E0sI


O Ultra-som, consiste em um ensaio também não destrutivo, caracterizado pela emissão de vibrações mecânicas (som) a frequência muito altas, fazendo uso do eco gerado por estas para identificar o estado e as condições de um dado material, equipamento ou peça, sendo a assim o equipamento responsável por esse tipo de de ensaio  é composto por um emissor de ondas sonoras e um receptor.

O conceito de emissão e detecção do ultra-som se constrói sobre o efeito piezoelétrico que consiste na propriedade de um dado material gerar pulsos elétricos ao receber ondas mecânicas, ou ainda vibrar na mesma frequência quando o inverso é realizado isto é, quando se aplica uma corrente elétrica alternada em um material piezoelétrico, este passa a vibrar na mesma frequência da corrente elétrica. Um exemplo de material piezoelétrico é o quartzo em lâminas.  
Assim o ensaio por ultra som é realizado através do equipamento específico, e plea recepção de ecos do ultra-som, analisa-se a integridade do material, como vantagens este tipo de ensaio apresenta a grande grade de aplicação que se extende desde peças enormes a pequenas, localização precisa de  defeitos e maior profundidade de analise, em contrapartida se é necessário pessoal treinado, atenção durante o ensaio e obediência dos padrões de calibração do equipamento.



Referências

Associação Brasileira de Ensaio não Destrutivos - ABENDE- http://goo.gl/j3Qt1




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
TheSchoolPediaBlog de http://schoolpedia.blogspot.com é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada