/*School.pedia: Quem inventou a Dinamite ?*/

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Quem inventou a Dinamite ?

Quem inventou a Dinamite ?


Imagem disponível em Wikimedia Commons - 
http://goo.gl/qVFtK


Imagem disponível em Wikimedia Commons -
http://goo.gl/uxh7o


A dinamite, um explosivo ricamente utilizado nos mais diversos processos industriais  é composta de uma mistura de nitroglicerina com nitrato de sódio finamente pulverizado e um absorvente combustível, como o pó de madeira, além de 0,5% de carbonato de cálcio anidro. Mas ela veio a surgir de uma mistura mais simples no ano de 1867, pelas mãos de Alfred Bernhard Nobel que ao procurar uma forma de tornar a nitroglicerina - uma substância explosiva muito instável - mais segura, produziu uma pasta moldável que veio a chamar de dinamite.
A morte de seu irmão em um dos inúmeros experimentos com a nitroglicerina liquida, é creditada como a razão das pesquisas de Nobel para a estabilização do composto. O gênio químico logo enriqueceu a partir das patentes de explosivos que inventara, chegou a a investir em poços de petróleo na Rússia e acumular grandes fortunas. Alfred Nobel morre aos 63 anos no ano de 1896 na Itália de hemorragia cerebral, em seu testamento especificava que sua fortuna seria distribuída anualmente como prêmio as descobertas mais revolucionárias da humanidade, ele havia criado o prêmio Nobel.


Composição Química de dinamite

Como colocado anteriormente, a Dinamite é basicamente um material absorvente embebido em Nitroglicerina cuja a formula química  é C3H5(ONO2)3.

Formula estrutural da Nitroglicerina
Imagem disponível em WikimediaCommons
http://goo.gl/BQ98i


A nitroglicerina é altamente perigosa possuindo classificação, como explosivo muito e tóxico e agravante ao meio ambiente. Sua detonação libera muitos gases, o que garante a substância capacidade de intoxicação por inalação e grande liberação de energia.


Classificação de riscos da Substância


Nota-se que, quanto a reatividade, a substância recebe classificação máxima no Diagrama de Hommel.

Classificação Diagrama de Hommel,
da nitroglicerina
Risco à Saúde (Azul) .: Exposição prolongada ou persistente, mas não crônica, pode causar incapacidade temporária com possíveis danos residuais.

Inflamabilidade (Vermelho).: Precisa ser moderadamente aquecido ou exposto à uma temperatura ambiente relativamente alta antes que alguma ignição possa ocorrer

Instabilidade/Reatividade (Amarelo).: Instantaneamente capaz de detonar-se ou decompor-se de forma explosiva sob condições normais de temperatura e pressão.


Ficha de Informações De Segurança De Produto Químico

Abaixo segue a ficha de informações de segurança da Dinamite Nitroglicerinada produzida pela Fabrica Presidente Vargas. Documento obrigatório que acompanha cada produto químico relacionado a industria Bélica no Brasil - o documento é regulamentado pela Industria de Material Bélico do Brasil - IMBEL a comando do Exército.

Clique na imagem para abrir o documento

Patente apresentada por Albert Nobel em 1867


Clique  na imagem para visualizar o documento de 1867

Imagem disponível em Wikimedia Commons -
http://goo.gl/JMLHn


Video produzido pela PeriodicVideos sobre a Dinamite

Veja mais videos sobre elementos químicos em PeriodicVideos

Links Interessantes


Referências


Inventors About - Alfred Nobel - Artigo - Disponível em Inglês em http://goo.gl/tc6QA
REIS, MARTHA - Química, Volume 3 - Editora FTD, 1ª Edição, São Paulo 2010
"Hoje na História: 1867 - Alfred Nobel registra a patente da dinamite" - Artigo - OperaMundi - Disponível em < http://goo.gl/CZDLE > Data de acesso 20-03-2013


The Schoolpedia
2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
TheSchoolPediaBlog de http://schoolpedia.blogspot.com é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada