/*School.pedia: Como Funcionam as Lâmpadas Elétricas ?*/

domingo, 19 de agosto de 2012

Como Funcionam as Lâmpadas Elétricas ?






Imagem WikimediaCommons
http://goo.gl/MmS3h 

A lâmpada elétrica se tornou um objeto de uso indispensável na vida cotidiana, criada por Thomas Alva Edson em 1879 ela está hoje presente basicamente no mundo inteiro. Dá época de Edson muita coisa mundou, novas tecnologias e aperfeiçoamentos tornaram a lampada mais eficiente e econômica entretanto a imagem mais marcante desta, seja talvez a da lampada incandescente.
A lampada incandescente consiste basicamente de um filamento metálico selado hermeticamente ao interior de  uma ampola de vidro que por sua vez é  preenchida com um gás inerte. Desta ampola são dispostas as duas extremidades do filamento para sua conexão a rede elétrica, uma vez conectada a rede elétrica a passagem da eletricidade pelo material condutor do filamento o torna rubro (ver Efeito Joule) produzindo luz vísivel e iluminando o ambiente.
O Gás inerte que preenche o bulbo impede que o filamento de metal gaseifique e escureça o bulbo o que atrapalharia a correta iluminação; a ausência de oxigênio impede a combustão do material. Os filamentos das lampadas incandescentes atuais são compostos de Wolfrâmio também conhecido como Tungstênio, um metal que possui um ponto de fusão próximo a casa dos 3000 Cº. O filamento de tungstênio é uma espira espiralada .
Existem vários tipos de lampadas, dentre os tipos mais comuns se encontram as lampadas incadescentes, fluorecentes e as novas lâmpadas LED.



Palavras Chave.:  Lâmpada, Incandescente, Luz, Thomas Edison,
Label.: Ciência
Biliografia.: 

Artigos de Patentes - Lampada Disponível em <http://goo.gl/ykDAT> Acessado 19/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
TheSchoolPediaBlog de http://schoolpedia.blogspot.com é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada