Como funciona o Chuveiro Elétrico ?
![]() |
Imagem disponível em: http://goo.gl/uyXSM |
O chuveiro é composto basicamente por três componentes distintos: a câmara, que é a parte plástica que aloja a água, o circuito elétrico composto pelos contatos metálicos, fios e resistores encarregados de aquecer , o diafragma que é uma peça de material menos denso que a água ( o que o faz flutuar) encarregado de selar a saída de água e fechar os contatos elétricos do circuito do chuveiro.
Quando a água entra na câmara do chuveiro, eleva o diafragma (que é basicamente uma boia) que flutua movimentando os contatos elétricos de sua superfície em direção aos contatos da parte superior do chuveiro fechando assim um circuito elétrico que liga o chuveiro, é por isso que quando o registro do chuveiro é desligado (cessando o fluxo de água para câmara ) o chuveiro também desliga, pois o diafragma desconecta da parte superior, devido a diminuição do nível de elevação causado pela saída da água.
Quando o circuito elétrico é ativado, a corrente elétrica atravessa uma peça metálica presente na câmara comumente conhecida como resistência. Devido ao aumento de energia que atravessa o resistor (resistência) ela superaquece ( efeito Joule) , aquecendo também a água que inunda a câmara. O chuveiro permanece ligado enquanto o fluxo de saída de água seja igual ou menor que o fluxo de entrada da água.
As posições inverno e verão que mudam a temperatura da água, são na realidade o uso de mais ou menos resistores na câmara do chuveiro. Na maioria dos modelos, trata-se de uma longa resistência que através da chave de seleção, é acionada pela metade ou completamente, esquentando mais ou menos. Isso é possível graças as Leis de Joule, proporções matemáticas que conciliam as propriedades dos materiais condutores com sua geometria e a corrente elétrica que os percorre.
The Schoolpedia
2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário