/*School.pedia: A ideologia de Hitler*/

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A ideologia de Hitler


Um resumo sobre a ideologia de Hitler.


Hitler  
Fonte da Imagem Wikimedia Commons
http://goo.gl/KukTJ


A Grande Segunda Guerra Mundial foi fortemente marcada pelos ideias do homem superior e pela purificação da raça alemã. Adolf Hitler com o ideal de instituição e reunificação alemã espelhados na civilização greco-romana, que em sua concepção seria a apoteose da organização social sendo concebida como o que ele chamou de “III Reich”  ou reino, postulou a reconstrução da raça ariana exterminando aqueles que não se encaixassem aos moldes do homem perfeito quanto as capacidades físicas e mentais.
Como concepções da ideologia de Hitler, cabiam além da construção da raça perfeita e da dominação mundial pelo povo alemão o investimento nas belas artes e na ciência assim como a medicina. Hitler, desde jovem sempre adorou a pintura, costumava a pintar paisagens bucólicas ou ainda as cenas das cidades alemãs, chegando a criar vários quadros de Linz sua cidade natal, entretanto quando aspirou entrar para a academia de artes seus trabalhos foram rejeitados, por serem de cunho realista-renascentista o que diferia completamente das vanguardas eminentes da época. Como coloca o filme, Hitler tinha sonhos astronômicos, projetos arquitetônicos megalomaníacos, replanejou Linz como uma cidade monumental, por si mesmo, enquanto adorador da arquitetura esboçava prédios, museus e teatros que eram revisados e assinados por seu arquiteto pessoal Albert Speer, como exemplo Berlim, que seria totalmente remodelada e tornaria Paris uma “sombra” da capital alemã.
O povo judeu foi alvo das teorias do Darwinismo social, Hitler interpretou a história como uma constante luta onde as melhores raças, melhor providas sobreviveriam, vendo o povo judeu como inferiores de tal forma a ter de serem eliminados.  
Durante os processos de ocupação de países da Europa e da construção do plano Nationalsozialistische, Hitler adquiriu centenas de obras artísticas e instituiu um sistema de propaganda que usava de imagens modificadas de tal forma a denegrir os ideias do povo judeu e doutros considerados incompatíveis com o ideal de perfeição desmerecendo sua imagem, já que para os nazistas judeus eram como ratos, transmitiam doenças (deixavam doente a alma alemã) se multiplicavam rapidamente e não traziam nada de bom.
O pensamento nazista, defendia o banimento e esterilização de doentes ou povos tidos como raça impura. Apoiando-se em teorias que levavam o perfil do homem perfeito em seus apíces médicos e físicos, promovia tal política racial, a qual pretendia uma higiene racial, um embelezamento e limpeza das cidades, que consequentemente promoveria uma saúde "efetiva", e por fim um embelezamento e dominância do mundo. Um pensamento atualmente considerado primitivo.



Referências.:
Documentário Arquitetura da Destruição. Direção: Peter Cohen. Produção: Versátil Home Vídeo. Alemanha: Universal, 1992, 1 DVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
TheSchoolPediaBlog de http://schoolpedia.blogspot.com é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada