"O que é um circuito em série ?"
Um circuito é um percurso a ser percorrido por algum arquetipo dinâmico, assim um circuito elétrico é um caminho ao qual a corrente elétrica irá transitar. Existem diversas possibilidades para a construção de circuitos elétricos, uma delas é a do tipo “Associação em série”, que consiste em conectar componentes eletrônicos em um único percurso de modo que ocorra apenas uma corrente elétrica sem que esta se subdivida em mais caminhos. É sobre este tipo de circuito que este pequeno verbete versa. A aplicação pratica da teoria básica de associação em série.
Materiais Utilizados
- Bateria 9V
- Motor Elétrico DC
- Chave Simples
- Fios
Circuito
Como supracitado, o circuito aqui descrito é de natureza simples, sendo a associação em série um dos mais simples tipos de associação de componentes elétricos. Abaixo, através da ferramenta de simulação ‘ISIS’ há a exemplificação do circuito.
O motor utilizado está atrelado a um conjunto de pás desempenhando a função de ventilador, sua potência equivale a 3.6 W, uma vez que trabalha sob a tensão de 12V sob uma corrente máxima de 0.3A, entretanto, em sua alimentação é fornecida 9V o que faz a ventoinha trabalhar sob uma potência de 2.7. Obedecendo as leis de Ohm, onde Potência é diretamente proporcional a intensidade da corrente e a tensão (P=U*I).
Não há propriamente a associação de resistores nesse, verbete entretanto a aplicação e definição do conceito de circuitos em série. Um resistor deve ser adicionado se a tensão da fonte for aumentada de forma a ultrapassar a tensão máxima suportada pelo motor.
Segue abaixo um vídeo com, a aplicação prática do circuito apresentado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário